SEJAM BEM VINDOS

EU, TONHÃO MOURA, ESPERO QUE ESSE BLOG POSSA TIRAR SUAS DUVIDAS E MATAR CURIOSIDADES SOBRE O FANTÁSTICO MUNDO DO CARNAVAL. NOSSAS MATÉRIAS SÃO COLHIDAS DOS MELHORES SITES DA INTERNET.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Portela: em final difícil, Jr Escafura supera Diogo Nogueira e ganha samba

Não teve sacode e nem vitória fácil. A final de samba-enredo da Portela, que começou na noite de sexta e só terminou na manhã de sábado, contou com quatro parcerias finalistas, mas a disputa ficou apenas entre duas. Diogo Nogueira e Jr. Scafura. Melhor para o segundo que vai assinar pela quinta vez uma obra da escola no carnaval. Jr. Escafura conta com Wanderley Monteiro, Gilsinho, Luiz Carlos Máximo e Naldo como companheiros de parceria.


A final de samba foi cercada de tensão. Na quadra era impossível descobrir o vencedor. O ligeiro favoritismo era da turma de Jr. Escafura por ele ser da comissão de carnaval e pela parceria ter Gilsinho, intérprete oficial da Portela, como compositor da obra. Porém, Diogo Nogueira contava com seu nome, além do belo samba e de nunca ter perdido uma final na agremiação.

As duas parcerias fizeram boas apresentações, mas nenhuma conseguiu a supremacia. Não houve o tal "sacode". No fim, a turma de Escafura venceu e Gilsinho, que ficou envolvido em confusão com o mestre de bateria Nilo Sérgio (já solucionada), explodiu de alegria e revelou. - Foi complicado participar. Vi muita gente falar besteira, atacar minha família e ano que acho que não encarar isso novamente. Tenho um nome a zelar no carnaval. Estou no hall dos doze melhores intérpretes do Grupo Especial. A nossa disputa não era uma guerra aqui dentro com os outros compositores. Fora da quadra que fizeram uma confusão. O samba não precisa de agressão. Enfim... não é fácil chegar e botar samba para disputa - afirmou o intérprete Gilsinho, que conquistou sua primeira vitória na Portela.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, compareceu na final e declarou apoio para parceria de Diogo Nogueira. Ele chegou a subir no palanque dos cantores para cantar o samba. Em entrevista ao SRZD-Carnavalesco, Paes comentou o enredo da Portela, que fala do Porto do Rio. - É uma homenagem mais nobre que poderia ser feita para o Rio. Amo a Portela - disse o prefeito, que não esperou o resultado final.
Pela primeira vez, a atriz Sheron Menezes, nova rainha de bateria, esteve na quadra da Portela. Como ainda não foi coroada, ela ficou o tempo inteiro dentro do camarote do presidente. A morena também conversou com o SRZD-Carnavalesco. - Me senti muito bem recepcionada na quadra. Sempre que puder estarei aqui. Depois da coroação, eu vou pensar em fantasia para o desfile - comentou Sheron, que "pé quente" só tinha ouvido em casa o samba da parceria de Jr. Escafura, justamente o campeão para 2011.
Nilo Figueiredo, presidente da Portela, contou o desfile de 2011 está orçado em R$ 7 milhões, mas que ainda não conta com patrocínio. - Estou esperando. Vamos fazer um grande carnaval. Todos os sambas que foram para final mereciam estar aqui - afirmou o dirigente, que aproveitou para elogiar o governo Lula e seu apoio para todas escolas de samba do Rio de Janeiro.
Em seu primeiro ano na Portela, o carnavalesco Roberto Szaniecki mostra grande disposição para preparar o desfile. - Estou muito empolgado. A Portela é encantadora. Já estou no terceiro carro no trabalho de ferragem - comentou o carnavalesco.
Como foram apresentações dos sambas finalistas
Com a quadra lotada, a Portela mostrou que mesmo sem conquistar um título há mais de 15 anos, o seu peso ainda é enorme na folia carioca. Os quatro sambas finalistas levaram um excelente número de torcedores. Vale destacar também a fantástica bateria da Portela. Sob o comando de mestre Nilo Sérgio, que está no hall dos melhores do carnaval, a popular "Tabajara do Samba" foi perfeita durante toda noite e exibições dos sambas finalistas. Em nenhum momento, os ritmistas marcaram alguma bobeira. É necessário citar que, além das paradinhas, é delicioso ouvir o ritmo da bateria portelense.
O primeiro a se apresentar foi o de Diogo Nogueira e parcerios. A obra cativou o coração de muitos portelenses. Porém, o sambista dessa vez não conseguiu vencer. Durante a apresentação, o samba não explodiu, mas passou com perfeição.
Segundo samba da noite, a obra de Jr Escafura e parceiros contou com milhares de torcedores. Só que também não empolgou. Fez uma boa apresentação com destaque para Wantuir, Wander Pires e Tinga, o trio pesado de cantores.
A partir daí, a disputa era só para constar. Pois, o campeão só poderia sair da parceria de Diogo Nogueira ou de Jr. Escafura Mesmo assim, Noca da Portela e Sérgio Procópio passaram muito bem e cumpriram com louvor a missão de estar em uma final da Portela.
- Foi uma disputa muito acirrada. Emocionante. O samba é alegre e explica muito bem o enredo - afirmou Jr Escafura, o compositor cinco vezes vencedor na Portela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário