SEJAM BEM VINDOS

EU, TONHÃO MOURA, ESPERO QUE ESSE BLOG POSSA TIRAR SUAS DUVIDAS E MATAR CURIOSIDADES SOBRE O FANTÁSTICO MUNDO DO CARNAVAL. NOSSAS MATÉRIAS SÃO COLHIDAS DOS MELHORES SITES DA INTERNET.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Confira o resultado completo dos Grupos de Acesso C, D e E


Grupo de Acesso C
1 Unidos do Jacarezinho 299,7 (sobe pro B)
2 Unidos da Villa Rica 299
3 Unidos da Vila Kennedy 298,7
4 Em Cima da Hora 298,3
5 Império da Praça Seca 298,1
6 Acadêmicos do Sossego 298,1
7 Favo de Acari 297,7
8 Unidos da Ponte 297,6
9 GRES Rosa de Ouro 297,3
10 Boi da Ilha do Governador 295,3 (rebaixada)
11 Arrastão de Cascadura 294,6 (rebaixada)
12 Unidos do Cabuçu 294,4 (rebaixada)
13 Acadêmicos da Abolição 291,6 (rebaixada)
14 Lins Imperial 287,6 (rebaixada)
15 Independente de São João de Meriti - sem pontuação (rebaixada)
Grupo de Acesso D
1 Unidos de Lucas 299,7 (sobe pro C)
2 Mocidade Unida de Jacarepaguá 299,5
3 Acadêmicos de Vigário Geral 299,1
4 Acadêmicos do Dendê 298,7
5 Engenho da Rainha 298.7
6 Corações Unidos do Amarelinho 297,5
7 Gato de Bonsucesso 297,3
8 Unidos de Cosmos 296,6 (rebaixada) 9 Leão de Nova Iguaçu 295,4 (rebaixada) 10 Unidos do Anil 294,4 (rebaixada) 11 Unidos de Manguinhos 293 (rebaixada) 12 Vizinha Faladeira 291,7 (rebaixada) 13 Flor da Mina do Andaraí 286,7 (rebaixada)
Grupo de Acesso E
1 Boca de Siri 299,9 (sobe pro D) 2 Chatuba de Mesquita 299,9
3 Mocidade Unida do Santa Marta 299
4 Matriz de São João de Meriti 299
5 Arame de Ricardo 298,4
6 Mocidade Independente de Inhaúma 297,3
7 Unidos do Cabral 294,6 (vai desfilar como bloco)
8 Imperial de Nova Iguaçu 293,6 (vai desfilar como bloco) 9 União de Vaz Lobo 287,8 (vai desfilar como bloco) 10 Delírio da Zona Oeste 282,3 (vai desfilar como bloco) 11 Canários das Laranjeiras 274 (vai desfilar como bloco) 12 Paraíso da Alvorada - sem pontuação (vai desfilar como bloco)
fonte: jornal extra

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Imperatriz Leopoldinense demite Max Lopes

 A Imperatriz divulgou nota, nesta quinta-feira, comunicando a demissão do carnavalesco Max Lopes. No texo, a escola disse que a saída do artista se deu por causa da "reestruturação para o Carnaval 2013".
Max Lopes com Shangai, um dos responsáveis pelo barracão da Imperatriz | Foto: Fabiana Sobral / Agência O Dia
Max Lopes com Shangai, um dos responsáveis pelo barracão da Imperatriz | Foto: Fabiana Sobral / Agência O Dia
 Responsável pelos adereços das alegorias, Sérgio Farias, um dos mais antigos funcionários da escola, também foi demitido. A verde e branco ficou em 10º lugar com um enredo que exaltou o escritor Jorge Amado.
Alegoria chamou a atenção na Sapucaí | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Imperatriz exaltou o centenário de Jorge Amado na Avenida | Foto: André Mourão / Agência O Dia
fonte: o dia na folia

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Em Cima da Hora consagra-se campeã do Carnaval 2012 de cabo frio



 Foi realizada na última quarta-feira, dia 22, às 18h, sob a coordenação do jurado Paulo César, a apuração das notas das agremiações de Cabo Frio que desfilaram pelos grupos da Comunidade, de Acesso e Especial. Para o ano de 2012, a Liga contratou a empresa transportadora de valores, Expert, que recolheu os envelopes ao final dos três dias de apresentação e ficou com a custódia dos mesmos até a hora da apuração. Os envelopes foram abertos na Morada do Samba, na frente dos presidentes das escolas, que presenciaram a confirmação do título de campeã do Carnaval 2012 para o G.R.E.S. Em Cima da Hora.

 A agremiação vencedora apresentou um desfile técnico, belo, coeso e empolgante. Ao falar do Rio de Janeiro e sua história, a escola alcançou o merecido título através de muita garra, paixão, empolgação e beleza na avenida.

 No Grupo de Acesso, a escola campeã foi a Vermelho e Branco, que encantou os jurados num enredo que misturava elementos bem brasileiros: a paixão do Brasil pela cachaça, futebol e carnaval. A agremiação do Grupo de Acesso que caiu para o grupo da Comunidade foi a escola de samba Arrastão da GB.

 No Grupo da Comunidade deste ano esteve a escola Cabeçorra, que conseguiu alcançar todas as obrigatoriedades no seu desfile, a uma semana do Carnaval, no dia 11 de fevereiro, e está apto a desfilar no Carnaval 2013 pelo Grupo de Acesso. Desta forma, a Arrastão da GB, que caiu do Grupo de Acesso, integrará o Grupo da Comunidade.    

 As duas agremiações que desceram para o Grupo de Acesso para disputar o Carnaval 2013, foram a União dos Bairros - que subiu ao Especial no carnaval passado - e a Acadêmicos de Tamoios. Assim, O Grupo Especial contará com oito escolas no próximo ano e o Grupo de Acesso com cinco. Outras informações pelo site da Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio: www.ligadecabofrio.com.br.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Unidos da Tijuca é campeã do Carnaval carioca. Renascer e Porto da Pedra foram rebaixadas

Clique para aumentar a imagem

Com uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a Unidos da Tijuca sagrou-se campeã do Carnaval 2012 com 299,9 pontos. O enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão", foi desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros, que deu a Tijuca além deste titulo, o campeonato em 2010, com enredo "Segredo!".

O vice campeonato ficou com Salgueiro que falou sobre o Cordel Encarnado. A escola vermelha e branca da Tijuca ficou com 299,70 pontos. A Unidos do Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá últimas colocadas do Grupo Especial foram rebaixadas para o Grupo de Acesso A.

Confira a colocação na final na foto ao lado.

fonte: galeria do samba

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Unidos de Vila Isabel leva Estandarte de Ouro de Melhor Escola de Samba


A agremiação venceu na categoria 'melhor escola de samba do carnaval 2012' com o enredo “Você Semba Lá... Que Eu Sambo Cá. O Canto Livre de Angola!”.

O Estandarte de Ouro foi criado em 1972  e já distribuiu 622 troféus. Atualmente, as escolas de samba concorrem em 16  categorias. O júri desde ano foi formado por Adelzon Alves, Aloy Jupiara, Argeu Affonso, Dorina, Felipe Ferreira, Haroldo Costa, Luís Filipe de Lima, Lygia Santos, Marcelo de Mello, Carlinhos de Jesus e Isabela Capeto.
Conheça os vencedores do Estandarte de Ouro 2012:
Melhor Escola: Unidos da Vila Isabel
Melhor Mestre-Sala: Julinho, da Vila Isabel
Melhor Porta-Bandeira: Rute, da Vila Isabel
Melhor Enredo: Vila Isabel
Melhor Ala das Baianas: Vila Isabel
Personalidade: Rosa Magalhães, da Vila Isabel
Melhor Samba-Enredo: Portela
Melhor Intérprete: Gilsinho, da Portela
Melhor Bateria: Portela
Melhor Passista Masculino: Walcir Pelé, da Portela
Melhor Passista Feminino: Nilce Fran, da Portela
Melhor Comissão de Frente: União da Ilha
Melhor Ala: Ala da Comunidade, da Unidos da Tijuca
Revelação: Mestre Noca, da Imperatriz Leopoldinense
Melhor Escola do Grupo de Acesso: Império Serrano
Melhor Samba do Grupo de Acesso: Império Serrano
fonte: g1

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Viradouro, Império Serrano, Inocentes e Cubango vão brigar pelo título do Grupo A

Passagem de Dona Ivone Lara pela Sapucaí e show da bateria da escola de Juliana Paes são alguns dos destaques da noite. Tuiuti e Santa Cruz decepcionam

  Após uma maratona que começou às 20h de sábado e só terminou às 6h deste domingo, Viradouro, Inocentes de Belford Roxo e Império Serrano foram as melhores na Avenida e agora vão brigar pelo título do Grupo de Acesso A. A Cubango, última da noite, também se apresentou muito bem e corre por fora. Na outra ponta da tabela, Paraíso do Tuiuti e Acadêmicos de Santa Cruz decepcionaram e vão brigar para não serem rebaixadadas.
 Sexta escola a pisar na Sapucaí, a Viradouro empolgou o Sambódromo ajudada pelo belíssimo samba-enredo que exaltava a história do escritor Nelson Rodrigues. Com criatividade e clareza, a vermelho e branco de Niterói foi a primeira a arrancar gritos de "É campeã" das arquibancadas. Um dos destaques foi a garra da comunidade que cantou o samba a plenos pulmões.
 
Juliana Paes desfilou perto da comissão da frente | Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia
Juliana Paes desfilou perto da comissão da frente | Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia
 A atriz Juliana Paes, ex-rainha de bateria, desfilou à frente da escola usando um vestido vermelho e foi bastante aplaudida pelo público. Representando a família do homenageado, Nelson Rodrigues Filho desfilou perto da comissão de frente.
 O ápice do desfile, no entanto, foi a atuação arrebatadora da bateria de Mestre Pablo. Com fantasia de árbitro de futebol, o grupo exibiu diversas paradinhas e levou as arquibancadas ao delírio.

 A atriz Monique Alfradique estreou bem no posto de rainha e cantou o samba de verdade. Mestre Pablo, também vestido de juíz, entrou no clima do enredo e usou cartões vermelhos e amarelos para sinalizar as bossas. Uma bela sacada. 
 O carnavalesco Alexandre Louzada acertou ao abusar do uso da teatralização nas alegorias. A tática ajudou na compreensão do tema. As fantasias, que não traziam luxo, primaram pela criatividade e também contribuíram para um bom conjunto visual.
Império emociona com desfile sobre Dona Ivone Lara
 Sem vencer no Grupo Especial há 30 anos, o Império Serrano entrou com a responsabilidade de dar as flores em vida para Dona Ivone Lara. E o resultado não poderia ser melhor. Diante de uma plateia eufórica, a escola da Serrinha fez uma apresentação emocionante e contou a história da maior compositora de samba do Brasil de forma brilhante. Um dos autores do samba, Arlindo Cruz desfilou em cima do carro de som e ajudou a dar o grito de guerra.
 A comissão de frente foi comandada por Carlinhos de Jesus. A bateria de Mestre Gilmar, conhecida como a Sinfônica do Samba, deu show e empolgou bastante. Baluarte da escola e bateria de Chico Buarque, Wilson das Neves desfilou à frente do grupo usando terno. A noite serviu de estreia para a rainha de bateria Flávia Pianna, que usou uma fantasia comportada.
Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia
Dona Ivone desfilou no último carro | Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia
 Concebidas por Mauro Quintaes, as alegorias lembraram a história da sambista com requinte e clareza. Um dos destaques foi o terceiro carro, que representava "Os cinco bailes da história do Rio", título do samba-enredo composto por Dona Ivone em 1965. Pianistas suspensos tocavam sob casais que faziam passos de minueto.
 O quarto carro trouxe diversos artistas identificados com a obra da Rainha do Samba, entre eles Alcione, Tia Surica, Moacyr Luz, Mart'nália, Elza Soares e Délcio Carvalho. A alegoria abriu passagem para a grande homenageada que desfilou sentada numa espécie de trono na quinta alegoria. Perto de completar 91 anos, Dona Ivone foi aplaudida do início ao fim do desfile. Emocionada, a sambista retribuiu o carinho do público acenando e sorrindo, protagonizando um momento histórico. A alegoria também trouxe uma escultura de Joãosinho Trinta fantasiado de gari, lembrando o desfile da Beija-Flor de 1989.
Inocentes exalta a cidade de Corumbá
 Quarta escola da noite, a Inocentes de Belford Roxo exaltou a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Com alegorias bem acabadas e fantasias luxuosas, a escola criou um belíssimo espetáculo visual, com destaque para o difersificado uso das cores nos setores, mérito do carnavalesco Wagner Gonçalves. Outro destaque foi a atuação do intérprete Thiago Britto, que fez sua estreia na agremiação da Baixada. 
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Abre-alas da Inocentes chamou a atenção pela imponência | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
 O jovem cantor comandou o carro de som com segurança e esbanjou força. Os componentes, no entanto, pecaram no quesito empolgação. Muitos não sabiam cantar o samba-enredo, considerado um dos melhores da safra do Grupo de Acesso. Mesmo assim, após anos de desfiles irregulares, a Inocentes finalmente pode sonhar com o título. 
 A Rocinha levou para a Sapucaí o enredo mais interessante da noite: a importância das praças na vida das pessoas. O que parecia uma missão difícil foi conseguido com fantasias simples, mas de fácil leitura e alegoria bem definidas. O carnavalesco Luis Carlos Bruno mostrou talento e ousadia ao apostar na simplicidade para contar uma boa história. 
 Pelo segundo ano consecutivo, o Império da Tijuca fez uma grande apresentação. O enredo que falava de lugares imaginários citados na literatura foi contado de maneira eficiente e com a marca do talento do carnavalesco Severo Luzardo. A bateria de Mestre Capoeira brilhou e foi aplaudida pelo público.
 Última da noite, a Cubango contou a história do Barão de Mauá. Com o samba-enredo na ponta da língua, os componentes deram show de empolgação e ajudaram a escola a fazer um bom desfile, costurado pelo belo conjunto de alegorias criado pelo carnavalesco Jaime Cezário. Praticamente sem erros, a verde e branco, que nunca esteve no Grupo Especial, também pode sonhar.
Estácio homenageia Luma, mas deixa a desejar
 A Estácio de Sá homenageou o Carnaval carioca e Luma de Oliveira. O desfile, no entanto, pecou pela falta de criatividade e ousadia. Apesar do luxo das fantasias, o enredo não passou sua ideia com clareza e ficou burocrático. Luma desfilou na última alegoria bastante empolgada e cantando o samba-enredo. A imagem contrastou com a de seus filhos, Thor e Olin, que também desfilaram na alegoria, mas sem nenhum entusiasmo. Não sabiam cantar o samba e passaram a impressão de que estavam ali obrigados.
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Olin (E) e Thor não sabiam cantar o samba | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
 A Santa Cruz também decepcionou. Com um enredo em homenagem ao radialista Antônio Carlos, da Rádio Globo, a verde e branco da Zona Oeste teve dificuldades para passar a mensagem do tema. A ideia era contar a história do rádio e terminar com uma ode a Antônio Carlos. O resultado, no entanto, foi um desfile confuso e sem grandes destaques. 
Tuiuti tem problemas com carro
 Primeira a desfilar, a Paraíso do Tuiuti teve problemas logo no ínicio. O abre-alas, composto por dois carros acoplados teve problemas em sua estrutura e custou a entrar, causando tensão nos diretores de harmonia. A demora da alegoria abriu um clarão na Avenida, dificultando a passagem da escola.
Foto: Raphael Azevedo / Agência O Dia
Abre-ala do Tuiuti teve dificuldades para andar e um clarão se abriu | Foto: Raphael Azevedo / Agência O Dia
 Com o enredo em homenagem à cantora Clara Nunes, a escola de São Cristóvão não conseguiu empolgar o público, que ainda chegava ao Sambódromo. A exceção ficou por conta da Rainha da Bateria, Scheila Carvalho. Exibindo sua boa forma, a ex-integrante do É o Tchan arrancou aplausos do público presente. 
Duas escolas penalizadas
 Duas agremiações foram penalizadas no Grupo A. O Império Serrano terá que pagar uma multa no valor de 20 salários mínimos por ter atrasado a saída das alegorias do barracão para a Sapucaí. Já a Estácio de Sá deixou uma alegoria na dispersão após seu desfile e também foi penalizada pela diretoria da Lesga. 
fonte: o dia na folia

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fantasias para os desfiles da Sapucaí variam de R$ 150 a R$ 1.200


Sobraram cerca de 250 fantasias na Mocidade
Sobraram cerca de 250 fantasias na Mocidade Foto: Reprodução da internet /

 Quem deixou para comprar a fantasia do desfile das escolas de samba na última semana vai encontrar menos opções. Na Portela, na Cubango, na São Clemente e na Renascer de Jacarepaguá, por exemplo, os estoques das alas comerciais estão esgotados. No entanto, o que sobrou está mais barato: a maior bagatela chega a R$ 150.
 Os preços mais em conta estão no Grupo de Acesso. Na Estácio de Sá, por exemplo, os valores oscilam entre R$ 150 e R$ 250. Restam ainda cerca de 150 fantasias.
— Cobro R$ 250, mas se a pessoa comprar duas, ou mais, baixo para R$ 230. É chegar e negociar. E pode dividir em três vezes no cartão, se comprar com o distribuidor — explicou o diretor de ala Paulo Soares.
 No Grupo Especial, as fantasias variam de R$ 550 a R$ 1.200 reais. Mocidade é a escola que mais tem sobras: cerca de 250 roupas.
— Já baixei de R$ 750 para R$ 700. Se até quarta não acabar, baixo mais — disse o diretor Nélio Goulart.
 Os contatos para compra das fantasias estão nos sites das escolas de samba. Confira os links e detalhes abaixo:


Restam em torno de 250 fantasias. Os preços variam de R$ 600 a R$ 900. Os diretores de ala parcelam em até três vezes sem juros no cartão de crédito.


Na Estação Primeira, sobraram cerca de 150 roupas. Os preços variam entre R$ 600 e R$ 800, que podem ser parcelados, também, em três vezes no cartão.


Poucas roupas estão sobrando: apenas 15, da fantasia chamada Relicário. Ela sai por R$ 800. A metade pode ser paga com um cheque pré-datado no prazo de 30 dias.


Em todas as alas, sobraram 100 fantasias. O preço gira em torno de R$ 850. A maior parte dos diretores de ala comercial parcela em até três vezes no cartão.


Em todas as alas comerciais, restam cerca de 100 fantasias. O preço varia de R$ 900 a R$ 1.200. Alguns diretores de ala aceitam parcelamento, de até três vezes sem juros, no cartão.


Restam cerca de 200 fantasias. Os preços vão de R$ 500 a R$ 700. O parcelamento máximo é de três vezes, sem juros, no cartão.


Há nos estoques cerca de 200 roupas, com preços que vão de R$ 700 a R$ 800. Os diretores parcelam em até três vezes no cartão, e dão desconto de até 10% no pagamento à vista.


A ala Heróis da Liberdade tem 12 fantasias nos estoques. O preço já baixou de R$ 450 para R$ 400. O folião pode dar um sinal em dinheiro, e pagar o resto no sábado de carnaval.


Restam cerca de 150 fantasias, em cinco alas diferentes. Os preços variam de R$ 150 a R$ 250. O pagamento pode ser parcelado no cartão em até três vezes. Os diretores fazem preços especiais para grupos.


fonte: jornal extra