SEJAM BEM VINDOS

EU, TONHÃO MOURA, ESPERO QUE ESSE BLOG POSSA TIRAR SUAS DUVIDAS E MATAR CURIOSIDADES SOBRE O FANTÁSTICO MUNDO DO CARNAVAL. NOSSAS MATÉRIAS SÃO COLHIDAS DOS MELHORES SITES DA INTERNET.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

São Clemente aposta na irreverência como diferencial



Escola da Zona Sul costuma utilizar o bom humor e as críticas sarcásticas em seus desfiles

Irreverência: É esta a maior característica da São Clemente. Com 51 anos de existência, a escola de Botafogo não abre mão de seus enredos diversificados, e até polêmicos em alguns momentos. Após retratar o aniversário da agremiação em relação com uma 'aventura musical', o foco para o próximo ano será o horário nobre da televisão brasileira.

 O bom humor e críticas sarcásticas aos mais diversos temas sempre marcaram os desfiles da São Clemente, que assegurou sua melhor colocação no Grupo Especial em 1990, quando foi a 6ª colocada, com o enredo 'E o samba sambou'. Mesmo com sua melhor marca na década de 90, a escola da Zona Sul vive hoje o melhor momento de sua história no maior espetáculo da terra, já que está preparando seu terceiro carnaval seguido na elite do carnaval carioca, fato nunca conquistado antes pela escola preta e amarela.
Irreverência está marcada até na decoração da quadra | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Irreverência está marcada até na decoração da quadra | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
 Com sua sede oficial em Botafogo, a São Clemente realiza seus ensaios na quadra da Av. Presidente Vargas, onde a irreverência foi marcada até na decoração do ambiente. A maior característica da agremiação está presente até mesmo no banheiro da quadra, mostrando que as raízes da escola não serão deixadas de lado em momento algum.

 A constante crescente da São Clemente vem ocorrendo em função da maior estruturação da escola, que neste último retorno ao Grupo Especial, em 2011, garantiu além da 9ª posição, o Estandarte de Ouro de revelação do carnaval. Enquanto o ano de 2011 marcou o início de uma nova fase, o desfile de 2012 foi a maior marca da ousadia da escola. Além de inovar entrando na avenida com alguns balões junto aos carros alegóricos e alas, a agremiação também inovou na bateria, onde um violino fez parte do desfile.
Diretor não revelou surpresa da bateria | Foto: Reprodução
Surpresa não foi revelada | Foto: Reprodução
 De acordo com o diretor de bateria Sidão, a marca da irreverência e ousadia da São Clemente já se tornaram a maior característica da agremiação, que não pretende abrir mão do status em momento algum. "Este sempre foi o ponto forte da nossa escola. Não tem como abrirmos mão de uma característica tão diferente assim. Carioca e São Clemente, irreverente, minha paixão', declarou Sidão, fazendo alusão ao samba-enredo de 2011.

 Enquanto a irreverência parece mesmo ser a grande marca da escola, Sidão não escondeu que a bateria também vem preparando e inovando na Sapucaí, e após protagonizar a união do violino com a bateria, o diretor garante que um dos maiores diferenciais em 2013 deve ser a fantasia dos ritmistas, que entrarão na Marquês vestido de 'Clô', personagem da novela Passione. Entretanto, o comandante dos tamborins deixou no ar a possibilidade de mais uma surpresa em 2013.

 "Aqui, na São Clemente, nós fazemos um trabalho forte com os ritmistas. Buscamos sempre manter nossa característica, principalmente na afinação das marcações, que são invertidas, assim como na Mocidade. No próximo ano, a fantasia de Clô deve ser um dos maiores impactos que iremos causar. Mas, assim como o violino, quem sabe não preparamos outra surpresa para a galera", projetou o diretor.

 A São Clemente será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, e com o enredo sobre o horário nobre, promete mais um show de irreverência, ousadia e alegria na Marquês de Sapucaí.
São Clemente vem se mantendo na elite do carnaval carioca | Foto: Divulgação
São Clemente vem se mantendo na elite do carnaval carioca | Foto: Divulgação
fonte: o dia na folia

sábado, 22 de dezembro de 2012

'Rei das baquetas' cita carnaval como essência da vida: 'Vou morrer sambando'



O jeito brincalhão de Amaro é a grande marca do sambista, que confecciona baquetas há 30 anos

 60 anos de idade e 45 de samba. A vida de José Amaro de Souza Filho, o 'Rei das baquetas', é mesmo uma grande mística dentro do carnaval. Maior fabricante de baquetas de tamborim artesanais, o sambista é um dos maiores nomes dentro do cenário das baterias das escolas de samba. Filho de pai militar, Amaro nasceu em uma embarcação em alto mar, e foi registrado no Ceará, tendo se mudado para o Rio aos 10 anos de idade.
Foto: Rafael Arantes / Agência O DIA
Rei das baquetas: Amaro é uma lenda no mundo do samba | Foto: Rafael Arantes / Agência O DIA
Querido por todos, Amaro não abre mão do jeito brincalhão de levar a vida. Há 30 anos trabalhando neste ramo, o sambista se destacou por ser o primeiro a fabricar os acessórios com um material mais resistente, e com uma qualidade de primeira. Ritmista desde os 15 anos, Amaro começou a tocar tamborim com baquetas de bambu, que quebravam com muita facilidade. Em busca de um maior bem estar com seu instrumento, o Rei começou a testar diversos materiais diferentes, até descobrir o acetal, um tipo de plástico mais resistente. Amaro contou ao DIA na Folia que após a descoberta, todos tentavam aprender o método de confecção.

"No início, os outros queriam me ver trabalhando para ficar tirando foto e filmando, tentando aprender como era feito. Mas não sou bobo não, fazia tudo errado perto deles (risos)", revelou de maneira tímida, após tentar evitar falar mais profundamente: "Esquece isso, você está inventando idéia".
Foto: Rafael Arantes / Agência O DIA
Método de confecção é um dos diferenciais de Amaro | Foto: Rafael Arantes / Agência O DIA
Currículo de sucesso 

Além de um grande fabricante de baquetas, e ritmista de diversas escolas de samba, Amaro também se destacou sendo diretor de bateria na Mocidade Independente de Padre Miguel e na Tradição. Por mais de 10 anos, o Rei também exerceu a função, e chegou a ser campeão em 1996, quando dirigia os tamborins da Mocidade, no ano do grande enredo "Criador e criatura".

Concorrência Saudável 

Mesmo sendo o mais conhecido no mundo do carnaval, Amaro não é o único a produzir este tipo de baquetas, e quando questionado sobre um de seus concorrentes, o sambista mostrou mais uma vez seu lado descontraído, e além de elogiar o amigo Miguel Setta, aproveitou para aprontar uma de suas brincadeiras.

"O Miguel é muito bom. Quando era mais novo ele chegou a fazer um trabalho de escola sobre as baquetas comigo, e depois colocou na internet. É um saf%@#...(risos)", brincou.

Amor ao samba 

Após desfilar comandando novamente o tamborim da Mocidade, em 2012, Amaro estará na avenida no próximo carnaval como apoio de bateria da escola de Padre Miguel. Pelo visto, os seus 45 anos no samba representam a grande essência da vida do lendário 'Rei das baquetas'.
"Não dá para largar isso tudo. A idade está chegando, mas eu vou morrer sambando", concluiu.
fonte: o dia na folia

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Serguei estará na comissão de frente da Mocidade




A Mocidade Independente vai trazer rock'n'roll na veia logo na comissão de frente: o astro roqueiro Serguei vai ser a grande atração da coreografia, assinada por Jaime Arôxa.
- Vamos fazer uma homenagem à cultura pop e ao rock. E o Serguei se encaixa perfeitamente nisso: ele é ousado e transformador. A coreografia dele não precisa ser muito elaborada. A sua presença, neste caso, é o que mais importa - revela Jaime Arôxa, que estreia na Mocidade este ano, com o enredo sobre o Rock in Rio.
O convite também é uma homenagem ao roqueiro, que completa 80 anos em 2013. Morador de Saquarema, Serguei começa a participar em janeiro dos ensaios com a comissão.
- Mesmo com a idade, ele está bem fisicamente, ficou empolgadíssimo com o convite e está doido para começar.
Mas esta não será a primeira vez que Serguei vai pisar na Sapucaí, Em 1991, o roqueiro desfilou em cima de um carro alégorico pela Estácio de Sá no enredo "Brasil, brega e kitsch".
fonte: jornal extra

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ESCOLA DE SAMBA CABEÇORRA DE CABO FRIO FAZ DE ELIMINATÓRIA DE SAMBA UMA GRANDE MARMELADA

 VENHO POR MEIO DESSA POSTAGEM PRIMEIRAMENTE DEIXAR CLARO QUE A ESCOLA DE SAMBA CABEÇORRA ESTA ACIMA DE TUDO, ELA SEMPRE EXISTIRÁ E QUE SEUS DIRIGENTES SÃO PASSAGEIROS COMO TANTOS QUE JÁ ESTIVERAM NO COMANDO DESTA ILUSTRE AGREMIAÇÃO ONDE PUDE SER CAMPEÃO EM 2010 DA ELIMINATÓRIA DE SAMBA ENREDO.
 SÁBADO DIA 08 DE DEZEMBRO, FOI O DIA DA APRESENTAÇÃO DOS SAMBAS ENREDO CONCORRENTES AO CARNAVAL 2013 ONDE TRÊS PARCERIAS INSCREVERAM SEUS SAMBAS  TENDO COMO REPRENTANTES OS COMPOSITORES TONHÃO MOURA, SR MORAES E O SR LEON AZEVEDO E TERIAM QUE SE APRESENTAR NESSE DIA E VOLTAR PARA A DISPUTA FINAL NO PRÓXIMO SÁBABO DIA 15 DE DEZEMBRO E APENAS DUAS SE APRESENTARAM SENDO ANUNCIADO PELO LOCUTOR DA ESCOLA QUE A TERCEIRA PARCERIA REPRESENTADO PELO SR LEON AZEVEDO TERIA RETIRADO SEU SAMBA DA DISPUTA.
 SÁBADO DIA 15, DIA DA ESCOLHA DO SAMBA TIVEMOS A NOTICIA DO PRESIDENTE DA ESCOLA SR ANDRÉ ENNES QUE O SAMBA RETIRADO IRIA SE APRESENTAR NA FINAL E ALI JÁ COMEÇAVA A DESCONFIANÇA DE UMA POSSÍVEL FALTA DE ÉTICA E COMPROMISSO COM OS COMPOSITORES QUE CUMPRIRAM AS ETAPAS PREVISTAS E TINHAM A CONSCIÊNCIA QUE SERIAM APENAS DOIS SAMBAS NA FINAL.
 DADA A HORA DA APRESENTAÇÃO PRIMEIRAMENTE A PARCERIA DO SR MORAES SE APRESENTOU COM MUITA CONFIANÇA E ANIMAÇÃO, A SEGUNDA APRESENTAÇÃO FOI DE NOSSO SAMBA QUE TAMBEM FOI MUITO BOA E ARRANCOU APLAUSOS DOS PRESENTES, A TERCEIRA APRESENTAÇÃO FOI DO SR LEON AZEVEDO QUE SEU APOIO COM A LETRA NA MÃO SE APRESENTOU E MOSTROU UM SAMBA FRACO E TOTALMENTE FORA DA SINOPSE NÃO MOSTRANDO ASSIM A VERDADEIRA REALIDADE DA ESCOLA HOMENAGEADA ESTÁCIO DE SÁ.
 HORA DO RESULTADO O LOCUTOR DA ESCOLA CHAMOU O SR LEON AZEVEDO PARA ANUNCIAR QUE SEU SAMBA ERA O CAMPEÃO DA DISPUTA, O MESMO QUE NEM NA QUADRA ESTAVA ENQUANTO AS DUAS PARCERIAS ESTIVERAM O TEMPO TODO DENTRO DA QUADRA ACOMPANHANDO TODO O ENSAIO DESDE O ÍNICIO.
 O ACONTECIDO GEROU UM MAL ESTAR ENTRE TODOS NA QUADRA E MOSTROU UM GRANDE DESRESPEITO TANTO DA DIREÇÃO DA ESCOLA QUANTO DO COMPOSITOR CAMPEÃO COM OS COMPOSITORES QUE POR DIREITO ESTARIAM NA DISPUTA E NÃO FORAM CONTEMPLADOS DEVIDO A TOTAL FALTA DE ÉTICA DE QUEM PARTICIPOU DESTA VERGONHOSA SITUAÇÃO.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Unidos da Tijuca volta a ensaiar na Av. Venezuela



 A Unidos da Tijuca voltará a realizar seus ensaios técnicos na Avenida Venezuela, no Centro do Rio, nesta quinta-feira, 13 de dezembro, a partir das 20h30. Os ensaios foram interrompidos por conta das obras de revitalização da Zona Portuária e a agremiação não utilizava o espaço desde a temporada de preparação para o carnaval 2010.
 Para Ricardo Fernandes, diretor de carnaval da Tijuca, o retorno para a Avenida Venezuela é um fator positivo para o desenvolvimento dos trabalhos com a comunidade.
 "Eu acredito que voltarmos para o nosso lar de ensaios será muito importante para o componente. A comunidade festejou muito quando anunciamos o retorno para a Venezuela em nosso último ensaio na quadra. Tenho certeza que os tijucanos irão comparecer em grande número e se dedicar ainda mais para fazermos um belíssimo espetáculo na Sapucaí", disse.
 Além dos integrantes das alas da comunidade, participam do ensaio o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Marquinhos e Giovanna, a bateria comandada por mestre Casagrande, o intérprete Bruno Ribas, passistas, baianas, velha guarda e toda a equipe de harmonia, comandada por Fernando Costa.
 O percurso do ensaio contempla o trecho da Avenida Venezuela do Moinho Fluminense até a Avenida Barão de Tefé.
fonte: srzd carnaval

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Imperatriz volta a ensaiar no Largo do Itararé


 Em todo o processo de revitalização do Complexo do Alemão, que já dura dois anos, a Imperatriz ficou afastada. Ciente desse distanciamento da comunidade, a escola resolveu retomar seu ensaio de rua pelo Largo do Itararé, a partir do dia 27. No ano passado, a escola não ensaiou na rua.
fonte: jornal extra

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Aos 84 anos, irmã de Delegado rouba a cena em festa do Grupo Especial


Tia Suluca dá aula de samba no palco e é ovacionada pelo público durante lançamento do CD dos sambas-enredo

POR RAPHAEL AZEVEDO
  Irmã de Delegado e baiana mais antiga da verde e rosa, Arlete da Silva Fialho, a Tia Suluca, de 84 anos, foi uma das sensações da festa de lançamento do CD do Grupo Especial, nesta segunda-feira, na Cidade do Samba.
 Empolgadíssima, a sambista subiu ao palco com os integrantes da escola durante apresentação do samba da verde e rosa e roubou a cena. Com a faixa de presidente de honra da ala das baianas no peito, Tia Suluca sambou o tempo todo e foi bastante aplaudida pelo público.
Tia Suluca da Mangueira brilhou no palco da Cidade do Samba | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Tia Suluca da Mangueira brilhou no palco da Cidade do Samba | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
 O casal de mestre-sala e porta-bandeira Raphael e Marcella Alves se apresentou com o figurino do desfile de 2012 e empolgou. Afinada, a dupla mostrou garra e fez questão de "oferecer" o pavilhão da agremiação para o público. Fã de Delegado, Raphael relembrou durante a exibição passos criados pelo lendário mestre-sala que morreu em novembro.
 Rainha de bateria da verde e rosa, Gracyanne Barbosa também representou a escola e esbanjou sensualidade. O quarteto de intérpretes fez sua estreia diante do público, mas não contou com a presença de Zé Paulo. Luizito, Ciganerey e Agnaldo Amaral tiveram a missão de cantar o samba que exalta a cidade de Cuiabá.
Baluarte da Mangueira sambou o tempo todo e foi aplaudida pelo público | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
fonte: o dia na folia

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Gaby Amarantos e Cris Vianna se encontram no barracão da Imperatriz Leopoldinense



Gaby Amarantos e Cris Vianna Foto: Divulgação/Diego Mendes

 Gaby Amarantos passou o dia na Cidade do Samba ensaiando o enredo da Imperatriz Leopoldinense para o carnaval de 2013.
 Simpática, a cantora paraense recebeu em seu camarim a rainha de bateria da escola, a atriz Cris Vianna.
 O encontro das musas aconteceu minutos antes de Gaby subir ao palco para o show de lançamento do CD de sambas-enredos do próximo ano.
A atriz e a cantora desfilarão na Imperatriz Leopoldinense em 2013
A atriz e a cantora desfilarão na Imperatriz Leopoldinense em 2013 Foto: Divulgação/Diego Mendes
Gaby Amarantos com integrantes da escola, durante o ensaio na tarde desta segunda-feira


fonte: jornal extra

sábado, 1 de dezembro de 2012

DIA NACIONAL DO SAMBA É COMEMORADO DA CENTRAL DO BRASIL ATÉ OSWALDO CRUZ


 Para quem não sabe,o samba não é celebrado apenas nos dias de carnaval. Ele tem o seu dia oficial, dois de dezembro. Ocorrem muitas festas em comemoração ao samba nesta data e, dentre todos esses eventos, o Trem do Samba, no Rio de Janeiro, é certamente o maior. Chegando à sua 17ª edição, pela primeira vez o Trem terá um vagão exclusivo para os cuiqueiros. Mas, apesar dessa boa notícia, infelizmente nem todos poderão fazer a viagem até Oswaldo Cruz no vagão das cuicas. Estão autorizados a ingressar neste vagão apenas os cuiqueiros que garantiram suas vagas por ordem de confirmação no Projeto Cuica. Foram fabricadas camisetas, como esta do modelo abaixo, para serem distribuídas aos cuiqueiros presentes neste vagão. Parabéns aos organizadores do vagão das cuicas! Sei que não tem sido uma tarefa fácil garantir esse espeço exclusivo ao nosso querido instrumento musical.


 Mas atenção: apesar do dia do samba ser oficialmente comemorado no dia dois de dezembroo Trem do Samba será realizado no dia primeiro, ou seja, amanhã, com o início das festividades marcado para as 15h, na Central do Brasil. Quanto ao vagão dos cuiqueiros, será o primeiro do 3º trem, com partida marcada para as 19:04min. Aqueles cuiqueiros que não estão relacionados para ingressar neste vagão, não se preocupem, pois poderão participar da mesma forma, em algum dos outros vagões nos trens que farão o mesmo trajeto da Central à Oswaldo Cruz. Basta levar 1kg de alimento não perecível e trocar pelo ingresso. Sugiro que acessem o site oficial do evento, onde há mais detalhes sobre toda a programação. Para quem ainda não conhece, segue este vídeo com um pouquinho do que deverá se repetir amanhã, nessa grande festa em homenagem ao samba. 


Vejam também que bacana esse trabalho realizado pela revista Super Interessante, onde a história do samba foi transformada em um infográfico no formato de linhas de trem. Viva o samba e viva seu instrumento mais representativo, nossa querida cuica! 

Boa festa a todos!

fonte: http://cuiqueiros.blogspot.com.br