Escola da Zona Sul costuma utilizar o bom humor e as críticas sarcásticas em seus desfiles

Irreverência: É esta a maior característica da São Clemente. Com 51 anos de existência, a escola de Botafogo não abre mão de seus enredos diversificados, e até polêmicos em alguns momentos. Após retratar o aniversário da agremiação em relação com uma 'aventura musical', o foco para o próximo ano será o horário nobre da televisão brasileira.

 O bom humor e críticas sarcásticas aos mais diversos temas sempre marcaram os desfiles da São Clemente, que assegurou sua melhor colocação no Grupo Especial em 1990, quando foi a 6ª colocada, com o enredo 'E o samba sambou'. Mesmo com sua melhor marca na década de 90, a escola da Zona Sul vive hoje o melhor momento de sua história no maior espetáculo da terra, já que está preparando seu terceiro carnaval seguido na elite do carnaval carioca, fato nunca conquistado antes pela escola preta e amarela.
Irreverência está marcada até na decoração da quadra | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Irreverência está marcada até na decoração da quadra | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
 Com sua sede oficial em Botafogo, a São Clemente realiza seus ensaios na quadra da Av. Presidente Vargas, onde a irreverência foi marcada até na decoração do ambiente. A maior característica da agremiação está presente até mesmo no banheiro da quadra, mostrando que as raízes da escola não serão deixadas de lado em momento algum.

 A constante crescente da São Clemente vem ocorrendo em função da maior estruturação da escola, que neste último retorno ao Grupo Especial, em 2011, garantiu além da 9ª posição, o Estandarte de Ouro de revelação do carnaval. Enquanto o ano de 2011 marcou o início de uma nova fase, o desfile de 2012 foi a maior marca da ousadia da escola. Além de inovar entrando na avenida com alguns balões junto aos carros alegóricos e alas, a agremiação também inovou na bateria, onde um violino fez parte do desfile.
Diretor não revelou surpresa da bateria | Foto: Reprodução
Surpresa não foi revelada | Foto: Reprodução
 De acordo com o diretor de bateria Sidão, a marca da irreverência e ousadia da São Clemente já se tornaram a maior característica da agremiação, que não pretende abrir mão do status em momento algum. "Este sempre foi o ponto forte da nossa escola. Não tem como abrirmos mão de uma característica tão diferente assim. Carioca e São Clemente, irreverente, minha paixão', declarou Sidão, fazendo alusão ao samba-enredo de 2011.

 Enquanto a irreverência parece mesmo ser a grande marca da escola, Sidão não escondeu que a bateria também vem preparando e inovando na Sapucaí, e após protagonizar a união do violino com a bateria, o diretor garante que um dos maiores diferenciais em 2013 deve ser a fantasia dos ritmistas, que entrarão na Marquês vestido de 'Clô', personagem da novela Passione. Entretanto, o comandante dos tamborins deixou no ar a possibilidade de mais uma surpresa em 2013.

 "Aqui, na São Clemente, nós fazemos um trabalho forte com os ritmistas. Buscamos sempre manter nossa característica, principalmente na afinação das marcações, que são invertidas, assim como na Mocidade. No próximo ano, a fantasia de Clô deve ser um dos maiores impactos que iremos causar. Mas, assim como o violino, quem sabe não preparamos outra surpresa para a galera", projetou o diretor.

 A São Clemente será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, e com o enredo sobre o horário nobre, promete mais um show de irreverência, ousadia e alegria na Marquês de Sapucaí.
São Clemente vem se mantendo na elite do carnaval carioca | Foto: Divulgação
São Clemente vem se mantendo na elite do carnaval carioca | Foto: Divulgação
fonte: o dia na folia