A alegria do Carnaval tomou conta da Cidade do Samba, na zona portuária da Cidade Maravilhosa, na sexta edição da tradicional homenagem do SRZD aos artistas e bambas do Maior Espetáculo do Planeta. Além dos poetas do samba e do Rei Momo, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, e da Lierj, Déo Pessoa, também participaram da festidade. O jornalista e blogueiro do SRZD José Carlos Netto, falecido em 2012, foi um dos homenageados da tarde e lembrado com uma caricatura na camisa da equipe do site.
O Prêmio SRZD-Carnaval 2013 prestigiou não apenas os vencedores dos 16 quesitos premiados entre Rio e São Paulo, mas todos os convidados com espetáculos realizados pelas baterias e alas de destaque das escolas de samba, além de uma deliciosa feijoada. "O SRZD, com a premiação, homenageia e bota um bloco de pessoas à disposição do Carnaval para poder selecionar esses verdadeiros sambistas, então o nosso agradecimento e os parabéns a todos que foram homenageados nesta tarde", afirmou Jorge Castanheira.
O presidente da Lierj, Déo Pessoa, responsável pelos desfiles da Série A, declarou que vê o olhar paralelo dos jurados do site como "fundamental", um complemento importante ao trabalho da Liga e dos julgadores do Carnaval, segundo ele. "A tendência é se tornar um evento grandioso como nosso Carnaval, que leva a cada premiado uma nova emoção, algo que eles vão guardar com carinho e com zelo pelo resto da vida", completou Déo Pessoa.
No início da festa, o repórter-maluco, Luciano Olivieri, deu as boas-vindas ao público "disfarçado" como um apresentador sério, vestindo terno e gravata, e chamou a banda "Furdunzo", comandada pelo blogueiro do SRZD-Carnaval Cláudio Francioni, para abrir a tarde de comemorações. O "Furdunzo" de Francioni misturou guitarra com o swing de uma autêntica bateria de escola de samba, gerando uma boa bagunça no salão.
De volta à apresentação do evento, Olivieri se desfez da imagem sisuda do terno e anunciou, na companhia do estagiário Bruninho, interpretado pelo ator Bruno Zukoff, os vencedores de duas novas homenagens do Prêmio SRZD-Carnaval: o prêmio Folião Maluco, dedicado ao folião mais animado nas entrevistas com o "Maluco", e Alegria da Sapucaí, para a celebridade mais divertida. Os leitores do portal deram a vitória para a "mulher barbada" da Caprichosos de Pilares e David Brazil.
Os convidados presentes, que constroem diariamente o show de arte apresentado na Passarela do Samba uma vez por ano, tiveram a chance de relembrar os melhores momentos dos desfiles de 2013. A Ala do Automóvel, da Unidos da Tijuca, que recebeu o prêmio "Melhor Momento", repetiu a apresentação do sambódromo. A Imperatriz Leopoldinense, ganhadora do quesito "Melhor comissão de frente", levou a representação dos ancestrais indígenas com integrantes camuflados na copa de uma árvore ao palco do evento.
A grande campeã do Carnaval carioca, Unidos de Vila Isabel, também foi a escola eleita pelos jurados do SRZD como a merecedora dos prêmios "Melhor Desfile" e "Melhor Samba-Enredo". O presidente da agremiação, Wilsinho, recebeu o troféu de "Melhor Desfile" das mãos da chefe de redação do SRZD, Luana Freitas, e foi parabenizado pelo jornalista Sidney Rezende. Em seguida, a Vila colocou mais água no feijão da festa e levantou o público com a reapresentação dos sambas de 2013 e 2012. O enredo que levou o título à escola neste ano foi uma homenagem ao agricultor brasileiro.
Os integrantes da Acadêmicos do Tucuruvi viajaram de São Paulo para o Rio de Janeiro especialmente para receberem o prêmio da categoria "Melhor Desfile de São Paulo". A bateria da agremiação também estava presente e mostrou imponência levantando o astral da solenidade. As baterias do Salgueiro e da Rocinha, donas dos títulos de Melhor Bateria do Grupo Especial e da Série A, respectivamente, se alternaram na batida dos sambas.
Confira os vencedores eleitos pelos jurados do Prêmio SRZD-Carnaval 2013:
Grupo Especial
Melhor desfile: Vila Isabel
Melhor bateria: Salgueiro
Melhor samba-enredo: Vila Isabel
Melhor casal de mestre-sala e porta-bandeira: Marquinhos e Geovanna (Unidos da Tijuca)
Melhor carnavalesco: Alex de Souza
Melhor comissão de frente: Imperatriz
Melhor intérprete: Luizinho Andanças (Mocidade)
Melhor ala de passistas: Portela
Melhor ala de baianas: Imperatriz
Melhor rainha de bateria: Raíssa Oliveira (Beija-Flor)
Momento especial: Ala do fusca (Unidos da Tijuca)
Melhor bateria: Salgueiro
Melhor samba-enredo: Vila Isabel
Melhor casal de mestre-sala e porta-bandeira: Marquinhos e Geovanna (Unidos da Tijuca)
Melhor carnavalesco: Alex de Souza
Melhor comissão de frente: Imperatriz
Melhor intérprete: Luizinho Andanças (Mocidade)
Melhor ala de passistas: Portela
Melhor ala de baianas: Imperatriz
Melhor rainha de bateria: Raíssa Oliveira (Beija-Flor)
Momento especial: Ala do fusca (Unidos da Tijuca)
Série A
Melhor desfile: Império da Tijuca
Melhor bateria: Acadêmicos da Rocinha
Melhor samba-enredo: Império da Tijuca
Melhor bateria: Acadêmicos da Rocinha
Melhor samba-enredo: Império da Tijuca
Carnaval São Paulo
Melhor desfile: Acadêmicos do Tucuruvi
Confira os vencedores eleitos pelo público do SRZD-Carnaval:
Conjunto da Obra - Grupo Especial: Imperatriz Leopoldinense
Conjunto da Obra - Série A: Caprichosos de Pilares
Conjunto da Obra - Série A: Caprichosos de Pilares
A SuperVia, o Ecad e a Capemisa foram os patrocinadores do Prêmio SRZD-Carnaval 2013. O Ecad colaborou garantindo o pagamento dos direitos autorais de todas as músicas executadas durante a premiação. No final da festividade, o repórter-maluco sorteou tratamentos estéticos concedidos pela Vitalitté aos convidados. Eduardo Bessa colaborou com as flores das mesas e dos homenageados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário