SEJAM BEM VINDOS

EU, TONHÃO MOURA, ESPERO QUE ESSE BLOG POSSA TIRAR SUAS DUVIDAS E MATAR CURIOSIDADES SOBRE O FANTÁSTICO MUNDO DO CARNAVAL. NOSSAS MATÉRIAS SÃO COLHIDAS DOS MELHORES SITES DA INTERNET.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CD oficial das escolas de samba do Grupo Especial do Rio chega às lojas

Este ano, intérpretes anunciam o samba da faixa seguinte.
Mangueira e Salgueiro gravaram com três puxadores cada uma.


Capa do CD do Grupo Especial
 
 A campeã Unidos da Tijuca é a capa do cd oficial das escolas de samba do grupo especial para o carnaval de 2011  começa a chegar às lojas do Rio de Janeiro nesta terça-feira (23) trazendo algumas inovações para aumentar a emoção dos foliões. Na quarta-feira (24) é a vez do CD chegar às prateleiras de São Paulo e do restante do país.
  Logo de cara, o apresentador oficial do carnaval da Riotur, Jorge Perlingeiro, anuncia a entrada da Unidos da Tijuca, escola campeã do carnaval de 2010. Em seguida, ao fim de cada faixa, os intérpretes dão o grito de guerra anunciando o samba da escola seguinte.
  "Desta forma, o ouvinte tem a impressão que está num show. O samba praticamente não para, o que enriqueceu muito o CD. Ficou muito bonito mesmo. Vale a pena escutar", aconselha o diretor artístico da Gravasamba, Zacarias Siqueira de Oliveira, que há 40 anos produz os discos com os sambas-enredo das escolas do Grupo Especial carioca.
  No estúdio, destaca o produtor, também não faltou inovação, na hora dos puxadores mostrarem seu valor. Tanto a Mangueira quanto o Salgueiro fizeram questão de gravar o samba com três intérpretes, cada uma.
Ainda segundo o diretor artístico, neste CD tudo foi planejado para que o ouvinte se sentisse na Avenida. Com isso, o número de ritmistas passou de 45 para 50 para que cada uma das 12 agremiações pudesse mostrar o suingue da sua bateria.
  "Os arranjos respeitaram a cadência de cada samba, as características de cada escola. Não teve maestro.   Cada diretor de bateria foi responsável por mostrar no CD as afinações e as levadas que fazem a diferença de cada escola", enfatizou Zacarias.
 
Coros empolgados
  As escolas também entraram no ritmo com empolgação. Cada uma se encarregou de levar para os quatro dias de gravação da base do CD na Cidade do Samba, na Gamboa, na Zona Portuária do Rio, as vozes mais afinadas para engrossar o coro. Zacarias lembra que a Beija-Flor de Nilópolis levou nada menos que 500 componentes para cantar seu samba.
  "Foi muito emocionante. A Grande Rio também lotou a Cidade do Samba para a gravação", disse Zacarias.
O lançamento oficial do CD das escolas do Grupo Especial será no dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, numa festa exclusiva para convidados na Cidade do Samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário