SEJAM BEM VINDOS

EU, TONHÃO MOURA, ESPERO QUE ESSE BLOG POSSA TIRAR SUAS DUVIDAS E MATAR CURIOSIDADES SOBRE O FANTÁSTICO MUNDO DO CARNAVAL. NOSSAS MATÉRIAS SÃO COLHIDAS DOS MELHORES SITES DA INTERNET.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Portela atrasa salários, enfrenta protestos e não começou a preparar desfile



Barracão da Portela com atraso na montagens dos carros alegóricos
Barracão da Portela com atraso na montagens dos carros alegóricos Foto: Nina Lima / Extra

 A maior vencedora do carnaval carioca corre risco de novamente passar por sérios problemas na Avenida. A Portela passa por problemas financeiros e não está em dia com o pagamento de seus funcionários: todos os setores da escola, dos faxineiros à equipe de segurança, passando pelo intérprete Gilsinho e pelo casal de mestre-sala e porta-bandeira, não recebem salário há dois meses, e os responsáveis pela elaboração de fantasias e carros alegóricos ameaçam parar. A informação foi confirmada por diversos setores da escola.
 O atraso já é visível na Cidade do Samba. Enquanto as vizinhas Grande Rio e União da Ilha têm carros com as bases prontas e esculturas finalizadas, a Portela não terminou o desmonte das alegorias do último carnaval. Uma equipe do EXTRA visitou o barracão. Somente duas pessoas trabalhavam nas ferragens. À noite, segundo integrantes, os profissionais abandonaram o barracão.
 A crise afetou também os ensaios de rua da escola. No última domingo, a agremiação cancelou o evento. O motivo: Gilsinho, intérprete oficial, e os demais cantores se recusaram a comparecer em protesto pela situação.
 A assessoria da Portela confirmou os problemas financeiros, disse que os pagamentos serão "resolvidos até o fim da semana" e afirmou que o atraso não assusta: "Já cansamos de fazer carnaval em 30 dias", disse o assessor Enildo do Rosário.
Turbilhão de problemas na azul e branco
Crise política
 Nilo Figueiredo, presidente da Portela, não comentou os salários atrasados. Ele enfrenta forte resistência dentro da escola. O líder da oposição é o sargento da PM Marcos Vieira de Souza, o Falcon, que organiza feijoadas mensais em Oswaldo Cruz, sempre no primeiro domingo do mês. Falcon vai ser candidato nas próximas eleições, em maio.
Sem crédito
 A Portela passa por sérios problemas de fornecimento de material. Segundo integrantes da escola ouvidos pelo EXTRA, fornecedoras ameaçam negar crédito à agremiação a partir de janeiro.
Casal demitido
 As dificuldades financeiras ficaram escancaradas após a demissão de Rogerinho e Lucinha Nobre, um dos casais de mestre-sala e porta-bandeira mais premiado da Sapucaí. Para o lugar deles, foram contratados, com menores salários, Robson e Ana Paula.
fonte: jornal extra

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Mocidade pede jeans usados para decorar carro alegórico


 ‘Com que roupa eu vou, pro samba que você me convidou?” A Mocidade já decidiu: vai de jeans para a Marquês de Sapucaí. Com enredo em homenagem ao Rock in Rio e a esperança de voltar a brigar pelas primeiras posições no Carnaval 2013 — este ano, a escola ficou em 9º lugar —, a agremiação de Padre Miguel lançou uma campanha inusitada: apela à comunidade Verde e Branca para que doe velhas roupas jeans.
Marcos Oliveira e as roupas que já arrecadou com amigos e parentes: ‘Jeans é a cara do rock. Tudo a ver’ | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Marcos Oliveira e as roupas que já arrecadou com amigos e parentes: ‘Jeans é a cara do rock. Tudo a ver’ | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
 Segundo o carnavalesco Alexandre Louzada, as peças vão ser usadas para decorar todo o segundo de oito carros alegóricos, que terá cerca de 20 metros de comprimento por 10 metros de largura e outros 10 de altura. “Temos que juntar mais de 300 peças para revestir o carro, que carregará 80 componentes da escola”, revela Louzada, famoso pelas ideias mirabolantes.
 Ele conta, porém, que a iniciativa partiu de um torcedor da escola, o publicitário Marcos Vinícius Oliveira, 26 anos. “Achei legal. Os doadores terão uma participação afetiva. Cada jeans significará pedacinhos de corações de cada um”, compara Louzada.
CONTRIBUIÇÕES NO BARRACÃO
 Marcos divide os louros: diz que a sugestão foi coletiva, tendo partido de um grupo de amigos, não apenas dele. “Jeans é a cara do rock. Tem tudo a ver”, resume o publicitário, que nas últimas semanas vem juntando calças e blusas do tecido doadas por amigos e parentes. As contribuições também estão sendo feitas no barracão da Mocidade, na Cidade do Samba.
Alexandre Louzada adianta que o ‘carro jeans’ trará destaques que prometem emocionar o público. Um deles será o sósia do cantor Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, que morreu em 1991.
fonte: o dia na fola

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS ENSAIOS TÉCNICOS NA SAPUCAÍ


 Rocinha abre os ensaios no Sambódromo

Só 10 das 19 escolas do Grupo de Ouro, ex-Acesso, farão o simuladão do desfile que começa dia 9 e vai até 3 de fevereiro

 Para os foliões que querem, de graça, uma provinha do que virá no Carnaval 2013, os ensaios técnicos vão esquentar a Marquês de Sapucaí a partir de 9 de dezembro, com a Acadêmicos da Rocinha inaugurando o "esquenta" da Série A, ex-Acesso.

 Já o Especial abre os ‘simuladões’ na Passarela do Samba a partir de 6 de janeiro, com a Mocidade. Este ano, cada agremiação do Especial vai ensaiar uma só vez. No Grupo de Ouro, só 10 das 19 agremiações farão o treino. A campeã Tijuca fecha a programação, em fevereiro.

 “Vamos estar em pleno verão e esperamos ver a Sapucaí lotada”, vibrou Pedro Arídio, gerente de Carnaval da Inocentes de Belford Roxo, que pretende levar cerca de 2 mil pessoas da escola à Avenida para o treino.

 A Portela terá até camisa especial para o ensaio. “Vamos preparar e entregar, sem custo, a todos que vão desfilar”, adiantou o diretor de Carnaval, Alex Fábio.

“Como só temos um ensaio técnico, queremos todo mundo lá, desde as crianças até a Velha Guarda”, avisou Alex, garantindo que o samba está na ponta da língua. As escolas do Grupo de Ouro abre os ensaios no mês que vem. Programe-se:

DIA 9/12
20h: Acadêmicos da
Rocinha
21h: Estácio

DIA 15/12
20h: Caprichosos
21h: Santa Cruz

DIA 16/12
19h: Paraíso do Tuiuti
20h: Cubango
21h: Império da Tijuca

DIA 5/1
19h: Viradouro
20h: Renascer de Jacarepaguá
22h: Império Serrano

DIA 6/1
20h: Mocidade
22h: União da Ilha

DIA 12/1
19h: Inocentes
20h: São Clemente
22h: Imperatriz
DIA 13/1
20h: Mangueira
22h: Grande Rio

DIA 19/1
19h: Porto da Pedra
20h: Portela
22h: Beija-Flor

DIA 20/1
19h: Lavagem da Sapucaí
20h: Vila Isabel
22h: Salgueiro

DIA 3/2
22h: Unidos da Tijuca
fonte: o dia na folia

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Imperatriz Leopoldinense quer banda Calypso na Sapucaí


 O carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense Cahê Rodrigues esteve na última terça-feira no Barra Music para convidar pessoalmente a banda Calypso para o desfile que a escola está preparando para 2013. A agremiação vai levar para a Avenida o enredo 'Pará: O Muiraquitã do Brasil', homenageando o estado do Pará.
 Em uma conversa com a coluna, Cahê dá mais detalhes: "Vamos ter um setor falando dos ritmos do Pará e estou preparando um lugar especial para Joelma e Chimbinha", revelou. O convite foi feito antes da dupla ubir ao palco. Apesar de entusiasmados com a proposta, Joelma e Chimbinha ainda não confirmaram presença no Carnaval carioca. "Eles ficaram de rever as datas de compromissos que foram fechadas para 2013", explicou Cahê.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
fonte: o dia na folia

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Carnaval 2013: ouça os sambas oficiais, já na voz dos intérpretes!


Já ouviu os sambas oficiais do Carnaval 2013?
SRZD-Carnaval separou os hinos, já nas vozes dos intérpretes oficiais, para você ouvir e deixar sua opinião!
Ouça abaixo:
Inocentes de Belford Roxo
Beija-Flor
Portela
Vila Isabel
Salgueiro
Mocidade
Unidos da Tijuca
Grande Rio
São Clemente
Imperatriz
União da Ilha
Mangueira

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Morre o mestre-sala Delegado, presidente de honra da Mangueira


 Delegado, na quadra da Mangueira
 Em comunicado oficial, a Mangueira informou, no fim da manhã desta segunda-feira, a morte de Mestre Delegado, presidente de honra da Verde-e-rosa. Nascido Hélio Laurindo da Silva, ele estava internado na Clínica Santa Branca, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Delegado ficou dez dias no CTI.
 Em nota, Ivo Meirelles, presidente da Mangueira, lamentou a morte do sambista: “Estou muito triste e abalado com a notícia que acabo de receber... Lamento, profundamente, informar que acaba de falecer o maior mestre-sala de todos os tempos e nosso presidente de honra, Mestre Delegado. Que Deus possa receber em paz a alma deste que, pra mim, foi o mais mangueirense dentre todos os mangueirenses... Amém."

Mestre Delegado
Mestre Delegado Foto: Arquivo
 Nilcemar Nogueira, presidente do Centro Cultural Cartola, lembrou do amor de Delegado pela Mangueira:
- Delegado era um dos últimos baluartes que nós tínhamos. Ele representa as pessoas que amam a escola. Ele estava na escola pelo amor. Amor à bandeira, à cultura. Não perde só a Mangueira, mas também o samba do Brasil. Delegado era uma das maiores referências do samba no Brasil. Era um dos maiores representantes, um dos maiores mestres da dança do samba.
 No vídeo abaixo, Delegado aparece sendo homenageado durante sua posse como presidente de honra da Mangueira, no ano passado.
Confira:



fonte: jornal extra

sábado, 10 de novembro de 2012

Escolas de samba oferecem fantasia a partir de R$ 350


 Olha o Carnaval 2013 aí, minha gente! Quem quiser participar — na plateia ou como protagonista na Avenida — não pode dormir no ponto. As frisas começam a ser vendidas segunda-feira e a venda de fantasias já começou na maioria das escolas de samba.

O pagamento pode ser feito parcelado até dias antes do desfile. Para vestir ‘a camisa’ de sua escola na Marquês de Sapucaí, os foliões vão desembolsar a partir de R$ 350, em escolas do Grupo de Acesso como a Viradouro, e até R$ 1 mil em agremiações do Especial, como a Beija-Flor. Os desfiles serão em 10 e 11 de fevereiro.

Uma das novidades deste ano fica por conta da Imperatriz Leopoldinense, com fantasias mais leves.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Costureiras da Imperatriz Leopoldinense trabalham no barracão: escola promete desfile com materiais mais leves | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
“Minha preocupação é com o componente. Quero que ele brinque e se divirta, e que ao mesmo tempo o público consiga identificar rapidamente o personagem”, explicou o carnavalesco Cahê Rodrigues, que trouxe materiais alternativos de Belém do Pará para confeccionar as roupas.

“Teremos algumas feitas com palha, miriti e cuia do coco que o povo toma Tacacá”, adiantou. E trouxe boas novas para as baianas: “Me preocupei em fazer roupas leves. Quero que elas evoluam de forma saudável”.

Segundo a chefe do ateliê da escola, Silvia Bastos, o figurino da baiana pode pesar até 25 kg: “Gastamos mais de 12 metros de tecido com base e babados, fora a gola e detalhes”.

Na Mocidade, a pena será substituída. “Vamos colocar uma fita de acetato no lugar. Em 40 anos de Carnaval, nunca fiz isso”, contou Valdir Araújo, coordenador de alas comerciais.
Estreante no Grupo Especial, a Inocentes de Belford Roxo, aposta na cultura coreana para levar a taça.

“Fui à Coreia do Sul em julho e conheci museus e galerias. Vamos carnavalizar a arte oriental”, promete o carnavalesco Wagner Gonçalves.

Fantasia comprada, falta o samba na ponta da língua. O CD com as músicas do Carnaval 2013 será lançado em 3 de dezembro, na Cidade do Samba, só para convidados.

Frisa mais barata vai custar R$ 950. Reserva será na segunda, de 9h a 13h

Quem quer assistir aos desfiles do Grupo Especial nas frisas tem que arrumar um fax e correr para o telefone segunda-feira, dia da reserva dos lugares. A mais barata, com quatro assentos, fica nos setores 12 e 13, na Apoteose, na fila B e custa R$ 950.

O atendimento será das 9h às 13h somente pelo fax 2122-8080. Os interessados têm que informar, por escrito, o nome, o dia de desfile e o setor desejado, e o fax e o telefone para contato. Em cada ligação só poderá constar um pedido.

Na fila A da Apoteose, a frisa sai a R$ 1.400. As demais variam de R$ 4.100 a R$ 7 mil por noite de apresentação. A confirmação da reserva será feita dia 3 de dezembro e o pagamento é só à vista, nos dias 5, 6 e 7 do mesmo mês.

As arquibancadas só serão vendidas na segunda quinzena de dezembro. Os preços já foram divulgados: as mais em conta custam R$ 200 nos setores 2, 3, 10 e 11. As populares, na Apoteose, serão vendidas apenas em janeiro. O preço será camarada: R$ 10.
Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Representantes de blocos discutem o crescimento da folia de rua | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Grupo Especial

São Clemente: Fantasias estão entre R$ 500 e R$ 600. É possível parcelar em até três vezes, com última cota em 15 de janeiro. Contato: 9664-7376 ou 7824-3889.

Grande Rio: Vendas começam só dia 2 de dezembro. Preço e formas de pagamento ainda não definidos. Contato: 2516-5182 Informações: 2671-3585

Unidos da Tijuca: Custam entre R$ 700 e R$ 800 na Ala Tropical. Parcelado em até três vezes no cartão, cheque ou depósito em conta. Telefone: 9767-3850.

Salgueiro: Dá para desfilar na Vermelha e Branca por R$ 850 na Ala 34. Aceita-se parcelamento em até três vezes. Contato para compra: 9995-8735 ou 2512-6849.

União da Ilha: Na Ala Alegrilha, as fantasias estão à venda por R$ 750. Formas de pagamento: três cotas de R$ 250 ou quatro de R$ 200. Último pagamento tem que ser antes do desfile. Tels.: 3396-9864 ou 8899-9674 .

Beija-Flor: A fantasia ‘Alexandre, o Grande’, da primeira ala da escola, custa R$ 1 mil. Formas de pagamento: parcelado no cartão, cheque ou dinheiro. Informação nos telefones 2791-0953 ou 9158-7259.

Mocidade: A venda começa dia 30 deste mês. Será possível pagar em até 4 vezes. Informações: 2516-3215, de 9h a 17h de segunda a sexta.

Imperatriz: Fantasias oferecidas por R$ 750. Formas de pagamento: dividido em três ou quatro cotas até o Carnaval. Contato: 2233-5495.

Portela: Sair na tradicional escola custará R$ 950, pelo menos. Pagamento facilitado em cinco vezes, em boleto bancário. Telefone: 9343-4805.

Inocentes de Belford Roxo: A estreante no Grupo Especial tem fantasias mais em conta: a R$ 450. A escola da Baixada facilita o pagamento em até 3 vezes em cheque ou dinheiro. Tel.: 9346-1584 a partir de 12h30.

Grupo de Acesso

Viradouro: As vendas começam dia 14 de novembro. Há fantasias de R$ 350 a R$ 450 nas alas à La Beyruth I e II. Formas de pagamento: três vezes (com entrada em dinheiro e dois cheques). Telefones: 9691-9379 ou 7848-9384 .

Porto da Pedra: Quem quiser sair na agremiação de S. Gonçalo tem que esperar até dezembro para comprar a fantasia. Informações em 3707-1518.

Império Serrano: A escola que já foi campeã do Especial várias vezes começa a vender suas fantasias a partir do dia 15 de novembro. Contato: 2450-2711.
Carnaval de rua em debate na Zona Sul
Ao som de antigas marchinhas de Carnaval, foram abertos ontem os preparativos para os desfiles dos blocos de rua. A festa foi comandada pela Sebastiana, a Associação Independente dos Blocos de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade.
O grupo realiza hoje o seminário "Desenrolando a Serpentina" para discutir a organização dos desfiles que vem batendo recordes sucessivos de público.
No ano passado, os 425 blocos de rua atraíram 5,3 milhões de foliões e geraram receita de R$ 1,45 bilhão. Para a presidente do Sebastiana, Rita Fernandes, o encontro pretende preparar a cidade para oferecer um Carnaval cada vez melhor para cariocas e turistas.
“Temos que entender o fenômeno do crescimento do Carnaval de rua. Hoje já são quase 6 milhões. Daqui a alguns anos seremos 10 milhões”, disse Rita.
Os seminários começam às 11h, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico. A entrada é grátis. Hoje haverá roda de conversa com representantes de blocos de rua e associações de moradores.
De 14h a 17h, painel discutirá os desafios da festa da folia. O encerramento, às 18h, ficará a cargo do músico Moacyr Luz. Informações em www.sebastiana.org.br.
fonte: o dia na folia

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Beija-Flor inicia ensaios técnicos e Laíla quer volta de componentes

Foto: Divulgação A Beija-Flor inicia seus ensaios técnicos das alas de comunidade preparando-se para o Carnaval 2013 nesta quinta-feira, dia 8 de novembro, a partir das 21h, em sua quadra. A entrada é franca.

 O diretor de Carnaval e harmonia Laíla comentou que a comunidade foi uma das grandes armas da agremiação nas conquistas de seus últimos títulos e revelou sentir falta de alguns integrantes.

 "O povo da escola é forte, é guerreiro e disciplinado, mas estou sentindo falta de alguns componentes, que por vários motivos, principalmente por conta de trabalho, deixaram de desfilar na nossa comunidade. Quero ver todo mundo de volta, mesmo os que não desfilaram nos últimos anos. Temos um enredo forte, um samba forte e quero fortalecer ainda mais a comunidade", afirmou.

A quadra fica na rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025, no Centro de Nilópolis. 

Confira também:

- Ouça o samba da Beija-Flor para o Carnaval 2013

fonte: srzd carnaval

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Império Serrano promove neste sábado a 1ª Festa Samba Retrô


anibal-philot-arquivo-1982-bumbum.jpg 
 O Império Serrano vai zarpar numa viagem no tempo, dentro de sua própria quadra, e fazer a alegria de saudosistas e também de jovens amantes de sambas que marcaram época. Ao som de “Bumbum Paticumbum Prugurundum...”, “...E lá vou eu pela imensidão do mar...”, “...Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós...” e muitos outros, a escola de samba de Madureira promove, neste sábado, dia 10, a "1ª Festa Samba Retrô", com um repertório todo focado nos carnavais da década de 1980.
 Entre as estrelas que já marcaram presença estão Neguinho da Beija-Flor, Dominguinhos do Estácio, Quinzinho,  Sobrinho, Nêgo, além de rainhas de bateria, passistas premiados, casais de mestre–sala e porta–bandeira, mestres de bateria e carnavalescos. O evento, promovido em parceria com o Centro Cultural Cartola, Sambanet, Site Carnavalesco e a AM7, começa o batuque às 15h, na quadra da escola com pompa e circunstância: personagens da época, decoração da avenida, intérpretes e o mais importante: os sambas-enredo que sacudiram a Marquês de Sapuca.
 “Este evento é um marco na história do Império Serrano e temos certeza que será para as demais agremiações também”, afirma Jener Tonasso, Superintendente de Carnaval do Império.

fonte: jornal extra

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Portela: nova rainha será coroada nesta sexta


Foto: Divulgação A nova rainha de bateria da Portela, Patrícia Nery, será oficialmente coroada nesta sexta-feira, 9 de novembro, na quadra da azul e branca.

 A festa, que iniciará às 21h, contará ainda com um grande show da cantora Alcione, além da participação de Mariene de Castro e, é claro, do intérprete oficial da Majestade do Samba, Gilsinho.

 "A Portela é uma escola muito tradicional. Como vamos falar sobre a nossa história, do bairro que vivemos e do mestre Paulinho da Viola, a agremiação terá como Rainha uma sambista da comunidade", detalhou o presidente da Portela, Nilo Figueiredo.

 Patrícia, que era destaque de chão da escola, desfila na Portela desde criança.

 Os ingressos para o evento estão sendo vendidos a R$ 10.
fonte: srzd carnaval

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Alex Escobar e Mariana Gross serão os narradores dos desfiles da Série A



 Os jornalistas Alex Escobar e Mariana Gross serão os apresentadores da transmissão da Série A pela TV Globo. A emissora vai exibir os dois dias de desfiles do antigo Grupo A, na sexta e no sábado de carnaval. Na semana que vem, a dupla irá percorrer os 19 barracões das escolas de samba. Eles vão produzir reportagens para o programa "Bom dia Rio".
fonte: jornal extra/roda de samba

domingo, 4 de novembro de 2012

Veterano, Milton continua como Rei Momo e Evelyn é a nova Rainha do carnaval carioca


 A noite da grande final do concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval começou por volta de 19h, quando a Cidade do Samba recebeu os foliões para a festa. As oito finalistas a Rainha do Carnaval e os seis finalistas a Rei Momo subiram ao palco ao som do grupo de pagode e deram um show de samba no pé e simpatia, após a entrada da comissão julgadora, que teve como um dos jurados o gestor do SRZD e jornalista, Sidney Rezende.
 A torcida esteve presente em peso com cartazes, faixas e muito ânimo. A da candidata número 1, Clara Cristina Paixão, parecia ser a maior e a mais animada. Os torcedores gritavam o seu nome e vibravam quando a morena sambava.
 Na sequência, os candidatos se apresentaram individualmente e responderam perguntas feitas pelo apresentador Jorge Perlingeiro.
Confira a ordem de apresentação dos candidatos:
Rei Momo
1. Marcos Luiz da Silva
2. Danyel Rodrigues da Silva
3. Amenon Teixeira Silva
4. Gerson Fonseca Junior
5. Wilson Dias da Costa Neto
6. Milton Rodrigues da Silva Júnior
Rainha do Carnaval
1. Clara Cristina Paixão de Oliveira
2. Janaína dos Santos de Azevedo
3. Cintia Francisco Barboza
4. Evelyn Bastos da Silva
5. Carla Peixoto da Silva
6. Evelyn Pereira Meirelles
7. Daiana Cordeiro Nascimento
8. Letícia Martins Guimarães
Apresentação dos candidatos a Rei Momo
 Marcos Luiz é fisioterapeuta e trabalha em um consultório. É casado, tem dois filhos e torce pela Alegria da Zona Sul. É a quarta vez que disputa o concurso. "Carnaval é o momento em que todos os povos se unem. Por isso vêm pessoas de vários lugares". Desfilou com a fantasia "Que rei sou eu?".
 Daniel Rodrigues da Silva, um dos mais jovens candidatos, é enfermeiro, torce pela Caprichosos de Pilares e Mocidade. É a terceira vez que disputa o cargo. Sua fantasia misturava personagens, como rei e bobo da Corte. Morador da Tijuca, Daniel contou que se preparou muito e disse que, neste ano, está mais confiante. Segundo ele, o Carnaval tem que apresentar enredos diferenciados e culturais, já que as escolas "contam uma história".
 O terceiro candidato a se apresentar, Amenon Teixeira (foto à direita), tem 31 anos e é técnico de informática. Torce pela Mocidade e Magueira. Retornando ao concurso, ele disse que seu sonho é ser Rei Momo do Carnaval carioca. "Eu acredito nisso, já estou me preparando há muito tempo". Amenon, que participa do concurso pela quinta vez, já conquistou o segundo e o terceiro lugares. "O rei da alegria" é o nome da fantasia que ele usou na grande final.
 Gerson Fonseca, o quarto concorrente a Rei Momo a subir no palco, é consultor de negócios, separado e tem dois filhos. Torce pela Beija-Flor de Nilópolis. "Arlquim da Paz" é o nome da fantasia que ele usou na final. Para complementar, levou dois pombos para o palco, que ele cria em casa. Morador de Cavalcanti, Gerson concorre pela primeira vez para ser Rei Momo do Carnaval, ressaltando que se inscreveu no último dia. Durante seu discurso, a torcida gritava "é campeão".
 O quinto candidato, Wilson Dias, o mais jovem de todos, com 25 anos, trabalha como supervisor de atendimento. É torcedor da Vila Isabel. Ele foi muito aplaudido e recebeu o apoio da torcida da Vila, que compareceu em peso à Cidade do Samba. Disputando pela primeira vez o concurso, Wilson é solteiro e não tem filhos.
 Disputando o cargo pela quinta vez, Milton Rodrigues foi o último a subir no palco. Ele é bancário e torce pela Beija-Flor e Portela. Ele usou uma fantasia que remetia à Corte Francesa. Casado e com uma filha, Milton disse que o nível dos concorrentes deste ano está "muito bom" e a cada ano o concurso é mais aperfeiçoado. Milton disse que tem um grande prazer em representar o Carnaval em todos os eventos para os quais a Corte foi convidada nestes quatro anos que atuou como Rei Momo. Ao final de sua apresentação, a torcida gritava "Milton de novo".
Apresentação das candidatas a Rainha
 Clara Cristina, 29 anos, é dançarina profissional e torce para a Beija-Flor. Concorre pela segunda vez ao cargo de Rainha do Carnaval. Segundo ela, se preparou mais fisicamente e psicologicamente para tentar conquistar o primeiro lugar no concurso. Clara escolheu uma fantasia que homenageia as divindades africanas. Casada e com uma filha, ela destacou que viajou por muitos países através do samba e disse que a Rainha "tem que ter no coração amor pelo Carnaval, amor pelo samba".
 A segunda concorrente, Janaína Azevedo, entrou no palco ao som de muitos aplausos e gritos. Ela tem 34 anos e atua como secretária executiva na área de petróleo e gás. Nascida e criada na Favela da Maré, ela mora, atualmente, em Olaria, mas já viveu por 12 anos no exterior. Solteira, ela disputa o concurso pela primeira vez e explicou que trabalha com o samba e com o Carnaval há muitos anos.
 Cintia Barbosa foi a terceira candidata a se apresentar. Tem 35 anos, é professora de Educação Física, cantora e dançarina, e torce pela Vila Isabel. Nascida e criada em Padre Miguel, já morou por três anos na Rússia. Ela é solteira e tem um filho. Cintia explicou que disputa o concurso pela primeira vez porque acredita que a verdadeira mulata tem oportunidade de vencer o concurso.
 Quarta concorrente a se apresentar, Evelyn Bastos, é a mais jovem de todas: tem apenas 19 anos. Moradora do morro da Mangueira, torce pela verde e rosa. Ela fez questão de dizer que o concurso representa a oportunidade de cada concorrente mostrar o amor pela maior festa do planeta, já que é preciso esforço, respeito e comprometimento. Valéria Bastos, mãe de Evelyn, foi rainha de bateria da Mangueira por três anos. "Mesmo com apenas 19 anos, estou preparada para ser Rainha do Carnaval", disse a candidata.
 Carla Peixoto, a quinta candidata, tem 30 anos, é casada e estudante de Odontologia. Torce pela Renascer de Jacarepaguá e participa do concurso pela primeira vez. Nascida em Sulacap, ela disse que se ganhasse o concurso, ficaria muito feliz e seria uma grande honra representar o Rio de Janeiro. Carla contou que se preparou com muita garra e dedicação. Embora não tenha raiz no Carnaval, sempre gostou de samba.
Evelyn Pereira, sexta candidata a subir no palco, é estudante de Direito e torce pelo Salgueiro. Nascida e criada em Bonsucesso, ela disputa a vaga na Corte pela segunda vez. "Guerreira" é o nome da fanstasia que Evelyn escolheu para a finalíssima. Segundo ela, para ser Rainha precisa ter "samba no pé, simpatia, beleza, carisma e amar o Carnaval".
 Penúltima candidata a se apresentar, Daiana Cordeiro tem 22 anos e é estudante de Enfermagem. Torcedora da Vila Isabel, ela mora em Pilares e estreia no concurso. Segundo ela, muitas pessoas a incentivaram a concorrer ao cargo e, embora não acreditasse que pudesse avançar, seguiu a opinião dos amigos e chegou à final da disputa.
 Fechando os desfiles e apresentações, Letícia Martins subiu no palco. Tem 26 anos, é professora de Educação Física e não torce para nenhuma escola específica. Ela é única concorrente que já faz parte da Corte. Ela é princesa do Carnaval 2012, cujo reinado vence neste sábado. Casada com o músico Cesinha Pique Novo, é nascida e criada em Belford Roxo, mas, atualmente, mora em Anchieta. Letícia disse que a experiência que carrega no Carnaval, o que vivenciou na Corte 2012, pode contribuir para se tornar a nova Rainha. "Aprendi a ver o Carnaval de outra maneira!", disse a concorrente.
 Enquanto a comissão julgadora decidia sobre o resultado, o público curtiu o show de Reynaldo, o Príncipe do Pagode.
Anúncio da Corte 2013
 Por volta de 23h40, o resultado tão esperado foi anunciado. Jorge Perlingeiro assumiu novamente o microfone e revelou os vencedores do concurso, que ficou da seguinte maneira:
Rei Momo:
Terceiro lugar - Amenon Teixeira (R$ 1,5 mil)
Segundo lugar - Wilson Dias (R$ 3,5 mil)
Primeiro lugar - Milton Rodrigues (R$ 20 mil)
 Antes de anunciar o resultado da Rainha do Carnaval 2013, Perlingeiro destacou que houve empate entre o primeiro e o segundo lugares. Sendo assim, o presidente da comissão julgadora, o secretário Pedro Guimarães, deu o voto final.
Rainha:
Terceiro lugar - Clara Cristina Paixão (R$ 15 mil) - segunda princesa
Segundo lugar - Letícia Martins (R$ 20 mil) - primeira princesa
Primeiro lugar - Evelyn Bastos (R$ 20 mil)
fonte: srzd carnaval

sábado, 3 de novembro de 2012

'2013 será o ano da virada para Imperatriz', diz Rafaela Theodoro


Feliz na escola de Ramos, porta-bandeira exalta lendária Maria Helena e projeta show verde e branco na Sapucaí


 Aos 20 anos de idade, Rafaela Theodoro é uma das porta-bandeiras mais jovens do Carnaval do Rio. A sambista, que está indo para o seu quinto desfile no Grupo Especial, começou sua carreira após vencer o concurso para ocupar o cargo de segunda porta-bandeira da Vila Isabel, em 2008. Feliz na escola de Ramos, a bela Rafaela não esconde a empolgação para mais um desfile e afirma que a agremiação está preparando um carnaval impecável para balançar a Sapucaí.
 "Estamos trabalhando com todo afinco, preparando um trabalho magnífico. 2013 será o ano da virada, a comunidade de Ramos vem com tudo, com muita força e resignação, pronta para realizar um carnaval inesquecível. Com respeito as nossas co-irmãs, tenho certeza que faremos um carnaval brilhante, um teatro a céu aberto, vamos tremer a Sapucaí", declarou Rafaela, em entrevista exclusiva ao DIA na Folia.
 Com o enredo "Pará - O Muiraquitã do Brasil", a Imperatriz será a quinta escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, no dia 11 de fevereiro de 2013.
Aos 20 anos, a porta-bandeira está na escola desde 2011 | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Aos 20 anos, a porta-bandeira está na escola desde 2011 | Foto: Diego Mendes / Divulgação
O DIA NA FOLIA: Como foi seu começo samba?
Rafaela:  Comecei muito nova, desfilando na ala das crianças da Viradouro. No ano seguinte entrei para o projeto de porta bandeira da Porto da Pedra, onde fiquei por dois anos. Em 2007 conheci o projeto do Manoel Dionísio e comecei a frequentá-lo, no mesmo ano fui convidada para desfilar no carnaval de São Gonçalo defendendo o pavilhão principal da Acadêmicos do Boassu. Para minha surpresa a escola foi campeã e eu ganhei o prêmio de melhor porta bandeira do carnaval da cidade. Em 2008 fui convidada para participar do concurso para segundo casal da Vila Isabel, não tinha muitas expectativas de ganhar, mas acabei vencendo e ocupando o posto. Fiquei na escola por dois carnavais, até surgir a oportunidade de ir para Imperatriz Leopoldinense.
Qual foi a sensação do seu primeiro desfile como porta bandeira?
Foi emocionante, tinha toda a historia do concurso, na época ainda estava conhecendo o Phelipe, foi um sensação maravilhosa. Foi neste primeiro desfile, ainda com 16 anos, que tive a certeza que essa era minha vocação e que cada dia seria dedicado ao sonho de ser uma grande porta bandeira.
Como se sentiu com o convite da Imperatriz?
Foi um mix de sentimentos, foi tudo muito mágico, um sonho se realizando imediatamente veio toda história dessa escola tão amada, a honra que seria defender o pavilhão dos eternos Chiquinho e Maria Helena, e isso pesou, porém, só aumentou a vontade de aceitar com muita responsabilidade e dedicação o convite e me entregar de corpo e alma. Fomos imensamente bem recebidos, a escola nos acolheu de coração aberto e hoje sem sombra de dúvidas meu coração é verde e branco.
Rafaela se orgulha de ser 1ª porta-bandeira na Imperatriz | Foto: Divulgação
Rafaela se orgulha de ser 1ª porta-bandeira na Imperatriz | Foto: Divulgação
Nesses quatro anos como porta bandeira no Grupo Especial, qual foi o mais emocionante?
Com certeza foi a minha estreia como primeira porta bandeira, em 2011, na Imperatriz. Jamais esquecerei o momento em que pisei na avenida sendo a principal, ainda mais de uma escola tão consagrada. Claro que tinha toda uma pressão em torno da minha apresentação com o Phelipe, o peso da agremiação, a pouca idade e tempo de Sapucaí. Muitos não acreditavam no nosso rendimento, outros se preocupavam com o possível nervosismo e insegurança que poderíamos apresentar, mas correu tudo bem. Quando chegamos na dispersão nos abraçamos, foi um momento inesquecível. A sensação de dever cumprido tomou conta dos nossos corações e foi inevitável conter as lágrimas naquele momento.
Como é dançar ao lado do Phelipe ? É uma relação tranquila?
Estamos juntos há cinco anos e nos falamos todos os dias. Hoje ele faz parte da minha família, e como acontece nas melhores, temos momentos de alegria, briga e tristeza. Porém, o companheirismo sempre fala mais alto para chegamos a um consenso no melhor para nossa carreira. Ele está ao meu lado em tudo que venho conquistando, e está sendo maravilhoso acompanhar o amadurecimento pessoal e profissional desse mestre sala super talentoso, que tem um futuro brilhante pela frente.
Phelipe e Rafaela formam o casal da escola de Ramos | Foto: Marcelo O'Reilly / Divulgação
Phelipe e Rafaela formam o casal da escola de Ramos | Foto: Marcelo O'Reilly / Divulgação
No ofício de porta bandeira você tem alguma inspiração em especial?
Eu me inspiro na Maria Helena, todo respeito e reconhecimento que ela conquistou no Carnaval é fruto do amor que ela sempre dedicou à Imperatriz, da garra em defender seu pavilhão. Sem dúvidas ela é uma das melhores porta bandeiras que o mundo conheceu. Mas também tenho que agradecer toda confiança e apoio da diretoria da Imperatriz, em especial ao diretor de carnaval Wagner Araújo, que nos descobriu, acreditou e apostou na juventude para renovação desse seguimento tão tradicional do mundo do samba. E ao nosso presidente, que nos abraçou como filhos, orientando e transmitindo ensinamentos. É muito bom pode contar com a experiência deles.
Atualmente, qual seu maior sonho dentro do samba?
Sonhos são muitos, mas gostaria de aproveitar essa oportunidade e demonstrar um grande desejo. Aprendi as técnicas da dança de mestre sala e porta bandeira através do projeto do Manoel Dionísio, que ensina muito mais do que a dança, mas o porte, vestimenta e como conduzir com respeito e dignidade o nosso pavilhão, independente de classe ou grupo. Todos os sábados crianças e jovens se reúnem e possuem a oportunidade de dançar e praticar atividades físicas, passando uma tarde com muito lazer. Muitas daquelas crianças poderiam estar na ociosidade, porém, optaram por aprender um ofício. Gostaria muito que olhassem para o projeto com mais carinho. Desta forma, a semente dessa arte seria plantada com toda força, e no futuro poderemos colher frutos maravilhosos. 
Rafaela Theodoro é porta-bandeira da Imperatriz | Foto: Yuri Graneiro / Divulgação
Recentemente, Rafaela fez um ensaio sensual para Yuri Graneiro | Foto: Divulgação
fonte: o dia na folia

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Duas escolas do Acesso perdem seu Carnaval, mas liga diz que rebaixamento não mudará


  As escolas de samba Alegria da Zona Sul, do Grupo de Ouro, o antigo Acesso A, e Flor da Mina do Andaraí, do D, perderam todo o material de seus barracões em incêndio ontem à tarde na Zona Portuária, entre as ruas do Trilho e Equador. Carros alegóricos, fantasias, tripés e croquis dos carnavalescos foram consumidos pelas chamas, que atingiram também as fantasias do Carnaval da Porto da Pedra. Um carro da Tigre de São Gonçalo foi retirado às pressas do barracão para não pegar fogo e ficou danificado.

 O fogo teria começado no barracão da Flor da Mina e, em cerca de dez minutos, tomou todo o espaço. “Eu estava no portão e, quando vi, não havia mais o que fazer, só rezar”, relatou o porteiro da Flor da Mina, o aposentado Adilson Cunha, 54 anos.
Fogo atingiu vários barracões entre eles o da Flor da Mina do Andaraí (na imagem) | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Fogo atingiu vários barracões entre eles o da Flor da Mina do Andaraí (na imagem) | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Rebaixamento

 A agremiação pede ajuda das autoridades, a exemplo do que ocorreu em 2011 com as escolas do Grupo Especial atingidas em incêndio um mês antes do Carnaval. “Não tenho ideia do que fazer, foram oito alas prontas destruídas, um tripé e um carro”, contou o presidente da Flor da Mina, Carlinhos Melodia, 59, que está no cargo há 22 anos.

 Segundo o diretor de Carnaval da Alegria da Zona Sul, Flávio Mello, só sobraram dois carros, que não estavam no barracão. Perícias dos bombeiros e Polícia Civil vão investigar as causas do incêndio. Não está descartada a hipótese de crime. Segundo o presidente da Liga Escolas do Rio de Janeiro (Lierj), Déo Pessoa, o incêndio não será levado em conta para critérios de rebaixamento: “Não há motivo para cancelar o rebaixamento. As escolas têm tempo suficiente para se reconstruir”.
Alegoria do Tigre, mascote da Porto da Pedra, precisou ser retirada às pressas de barracão e ficou quebrado | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Alegoria do Tigre, mascote da Porto da Pedra, precisou ser retirada às pressas de barracão e ficou quebrado | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Porto da Pedra vive ‘inferno astral’

 Apesar de nenhum carro ter sido atingido pelo fogo, a Porto da Pedra teve alegorias e outros materiais molhados no combate ao incêndio. O episódio é mais um capítulo do inferno astral vivido pela escola, rebaixada esse ano do Grupo Especial para o Acesso com o criticado enredo sobre iogurte. Esta semana, Paulo Santana deixou a presidência da escola, que ainda não tem nome para o cargo, ocupado por 3 pessoas em menos de 3 meses.
fonte; jornal o dia