A Viradouro escolheu, na madrugada do último domingo, o samba-enredo que levará para a Sapucaí em 2013. A composição campeã leva as assinaturas de Gilberto Gomes, Floriano do Carangueijo, Sacadura Cabral, J. Lambreta, Zé Glória e Manolo.
 O enredo é "Nem melhor nem pior, que não sai da minha mente...Inspiração para o meu samba, eu também sou diferente" e será desenvolvido pelo carnavalesco Max Lopes.
Compositores campeões na Viradouro | Foto: Divulgação
Compositores campeões na Viradouro | Foto: Divulgação
 A abertura da festa ficou por conta dos intérpretes da vermelha e branca que, embalados pela bateria de Mestre Pablo, relembraram sambas antigos da Viradouro e de outras agremiações. Ciganos convidados pelo carnavalesco Max Lopes subiram ao palco durante os versos de "E A Magia Da Sorte Chegou", um dos inesquecíveis carnavais que a escola apresentou e que será lembrado durante o desfile de 2013.
 Após a apresentação dos segmentos, o presidente Gusttavo Clarão e o promoter da agremiação Tony Lemos realizaram a cerimônia de coroação de Raissa Machado, que recebeu o título de “Primeira Musa” da escola de Niterói. Outras personalidades do samba também foram homenageadas na noite, como Renata Santos e Maria Augusta Rodrigues.
Para fechar as homenagens, a presidenta do Salgueiro, Regina Celi, recebeu flores e placa de agradecimento. Emocionada, a dirigente agradeceu o carinho e afirmou que a nação salgueirense está honrada pela homenagem prestada pela Viradouro no próximo Carnaval.

 Enredo: Nem melhor nem pior, que não sai da minha mente...Inspiração para o meu samba, eu também sou diferente
Autores: Gilberto Gomes, Floriano do Carangueijo, Sacadura Cabral, J. Lambreta, Zé Glória e Manolo

CAÔ XANGÔ
SALVE O NOSSO PADROEIRO
ILUMINA O TERREIRO
DOS ARTISTAS IMORTAIS
MORRO DE FELICIDADE
NA HOMENAGEM
AOS SEUS GRANDES CARNAVAIS
MAIS QUE UMA REVOLUÇÃO
ISSO É COISA DA GENTE
SER DIFERENTE QUERER MUDAR
BUSCAR A VITÓRIA ACREDITAR
TIRA DA CABEÇA QUE DO BOLSO NÃO DÁ
ÔÔÔÔÔÔÔ
O NEGRO CANTA O AMOR E A LIBERDADE
É MEU QUILOMBO EM FESTA EU VOU DANÇAR
AFRICANIDADE
PEGA NO GANZÊ PEGA NO GANZÁ
E A CIDADE BEM MAIS QUE MARAVILHOSA
TODA PROSA
RIO DE JANEIRO
É FEVEREIRO A SAUDADE QUE DÁ
VER O BONDE PASSAR
SALGUEIRO

SOU VIRADOURO
NO MAR DE YEMANJÁ
O SOL BRILHARÁ
SALGUEIRO